O
problema da abordagem
Obra: VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo:
Martins Fontes, 1991.
Este capítulo aborda uma inter-relação entre o pensamento e a linguagem onde
inicia por criticar como a psicologia lidava com estudos psíquicos, tratados
anteriormente de modo isolado, sendo que os métodos utilizados não revelam interdependência e as teorias se fundem limitadamente entre o pensamento e linguagem. Assim,
o autor afirma que deve ser compreendido relações entre pensamento e a palavra, considera seu estudo isolado inválido pela
psicologia.
Sustenta
sua tese ao comparar as propriedades da água, onde isoladamente perdem a função
de apagar o fogo, por exemplo, sendo a formação da água composta de hidrogênio e
oxigênio, e a união destes elementos constitui uma molécula como unidade. Do
mesmo modo no estudo do pensamento e da linguagem, a unidade é o significado da
palavra, ponto de encontro entre o pensamento e a fala. O autor afirma que o
estudo do significado da palavra permite o estudo do desenvolvimento da
capacidade de pensar da criança e seu desenvolvimento social visto como
unidades, demonstram único sentido onde o afetivo e o social compõe uma unidade.
Esta
análise entre o pensamento e a fala dissocia da escrita quando estudados
isoladamente, o significado da palavra não envolve apenas o pensamento verbal
mas plena compreensão entre o pensamento e as formas de linguagens verbais e
não verbais, os signos. Para as crianças, os signos e as palavras são as
primeiras formas de comunicação social.
Nasceu
em 1896. Llev Semionovitch Vygotsky, em Orsha, de origem judia, estudou Direito
na Universidade de Moscou; frequentou curso de História e Filosofia na
Universidade de Shamyavskii; tornou-se um dos fundadores da Psicologia Educacional
na União Soviética; objetivou em suas pesquisas, por compreender o
desenvolvimento psicológico da criança; trabalhou como professor em áreas de
Literatura, Pedagogia, Psicologia, entre outras. Foi vitimado pela tuberculose,
falecendo aos 38 anos.
Resenha realizada por
Aline Mendonça Pereira, Pós Graduação Latu Sensu em Educação com ênfase em
Alfabetização pela Faculdade Brasileira, Fabra-ES; Pedagoga pela Universidade
Uberaba, UNIUBE-MG.
Palavras-chave: Pensamento e Linguagem. Unidade.
Significado da Palavra.
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