sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

ARIOLI,Tatiane Fernanda O Desenvolvimento Infantil e a Importância da Brincadeira de Papéis Sociais para o Desenvolvimento Psíquico da Criança a partir dos Estudos de Elkonin e Leontiev. Disponível em http://.cadernosdapedagogia.ufscar.br. Acesso em novembro de 2016.

Resenha descritiva: Aspectos e Importância do Desenvolvimento Infantil

Pereira, A.M.

Apresenta como um texto em que retrata a importância da brincadeira para o desenvolvimento das relações sociais da criança, onde é analisado como se processa o desenvolvimento da criança e as conclusões deste comportamento.
É relatada a citação de Leontiev em que é tratado conceitos de adaptação e apropriação onde compreende que a criança se apropria do mundo ao desenvolver, pois suas funções fisiológicas e psíquicas que determinará seu posicionamento e apropriação com o mundo destacando-se que quanto mais oportunidade maior será o desenvolvimento, afirma ainda que a tendência dominante é aquela que determina aspectos da personalidade da criança, onde os estágios do desenvolvimento dependem do meio que a criança está inserida, para tanto o educador deve ser agente pronto ao auxilio desta ruptura de estágios dominantes anteriores sendo provocadores do desenvolvimento.
Realiza uma comparação desta ruptura do desenvolvimento com a teoria de Vygotsky onde ao sair da zona de desenvolvimento real que seria do desenvolvimento dominante de Leontev a criança por meio do desenvolvimento proximal, com o auxilio do professor, rompe com a dominância e desenvolve potencialmente ao novo estágio apropriando dos objetivos humanos. Por fim afirma que o desenvolvimento é apropriado por meio da linguagem onde a criança se apropria, aprende e socializa suas necessidades e interesses com o meio onde os adultos fazem uma mediatização deste processo.
Quando é pesquisado o tema: O jogo protagonizado ou brincadeira de papéis sociais e a sua importância para o desenvolvimento da personalidade e do psiquismo infantil, é determinado que a brincadeira remete à construção da personalidade infantil, da função simbólica, pois no jogo a criança se apropria do mundo adulto, destaca a importância do significado simbólico do objeto que na brincadeira passa ter outro sentido, não concreto, por sua vez é compreendido que a brincadeira pode determinar o detalhamento das ações humanas passando conhecer regras e funções sociais.
Os jogos de regras passam a surgir em crianças mais velhas estes fazem amadurecer o desenvolvimento argumentativo desenvolvendo a linguagem e postura de papeis que a criança assume na brincadeira, por sua vez revelará capacidade de trabalho em equipe e sua posição na sociedade onde a criança sai do seu egocentrismo, passando perceber a visão do outro, transpondo suas ações imediatas. Por fim conclui a educação como agente mediador e importante no desenvolvimento da criança aonde por meio do outro a criança vai interagindo regras sociais de convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário