ARIOLI,Tatiane
Fernanda O Desenvolvimento Infantil e a
Importância da Brincadeira de Papéis Sociais para o Desenvolvimento Psíquico da
Criança a partir dos Estudos de Elkonin e Leontiev. Disponível em http://.cadernosdapedagogia.ufscar.br. Acesso em novembro de 2016.
Resenha descritiva: Aspectos e Importância do Desenvolvimento Infantil
Pereira, A.M.
Apresenta como
um texto em que retrata a importância da brincadeira para o desenvolvimento das
relações sociais da criança, onde é analisado como se processa o desenvolvimento da
criança e as conclusões deste comportamento.
É relatada a
citação de Leontiev em que é tratado conceitos de adaptação e apropriação onde
compreende que a criança se apropria do mundo ao desenvolver, pois suas funções
fisiológicas e psíquicas que determinará seu posicionamento e apropriação com o
mundo destacando-se que quanto mais oportunidade maior será o desenvolvimento,
afirma ainda que a tendência dominante é aquela que determina aspectos da
personalidade da criança, onde os estágios do desenvolvimento dependem do meio
que a criança está inserida, para tanto o educador deve ser agente pronto ao
auxilio desta ruptura de estágios dominantes anteriores sendo provocadores do
desenvolvimento.
Realiza uma
comparação desta ruptura do desenvolvimento com a teoria de Vygotsky onde ao
sair da zona de desenvolvimento real que seria do desenvolvimento dominante de
Leontev a criança por meio do desenvolvimento proximal, com o auxilio do
professor, rompe com a dominância e desenvolve potencialmente ao novo estágio
apropriando dos objetivos humanos. Por fim afirma que o desenvolvimento é
apropriado por meio da linguagem onde a criança se apropria, aprende e
socializa suas necessidades e interesses com o meio onde os adultos fazem uma
mediatização deste processo.
Quando é pesquisado o tema: O jogo protagonizado ou
brincadeira de papéis sociais e a sua importância para o desenvolvimento da
personalidade e do psiquismo infantil, é determinado que a brincadeira remete à construção da personalidade infantil, da função simbólica, pois no jogo a
criança se apropria do mundo adulto, destaca a importância do significado
simbólico do objeto que na brincadeira passa ter outro sentido, não concreto,
por sua vez é compreendido que a brincadeira pode determinar o detalhamento das
ações humanas passando conhecer regras e funções sociais.
Os
jogos de regras passam a surgir em crianças mais velhas estes fazem amadurecer
o desenvolvimento argumentativo desenvolvendo a linguagem e postura de papeis
que a criança assume na brincadeira, por sua vez revelará capacidade de
trabalho em equipe e sua posição na sociedade onde a criança sai do seu egocentrismo,
passando perceber a visão do outro, transpondo suas ações imediatas. Por fim
conclui a educação como agente mediador e importante no desenvolvimento da
criança aonde por meio do outro a criança vai interagindo regras sociais de
convivência.
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