segunda-feira, 26 de julho de 2021

Atenção🔊😣!!!Cuidado para não estragar tudo, hein...Papo Música Popular!

Nossa!! Quanta dificuldade para improvisar👀? Nunca vi nada tão desafinado😳 Ridículo🔊😣









Música Popular Brasileira

Um destaque na música brasileira é o Samba. Surge como herança preciosa da cultura africana,  desenvolve no Brasil, inicialmente entre os estados do Rio de Janeiro e Bahia. 

No samba temos Noel Rosa com a famosa música "Feitiço da Vila" , notável que ao longo do tempo o samba passa por mudanças, por exemplo o cantor Martinho D'Vila  cantando a mesma tempos depois, percebemos influências e modificações ao longo da história. Ganha progressão nacional com o desenvolvimento do cinema 🎬🎦no país e a política nacionalista.



A Bossa Nova possui um saudoso e admirável destaque por Tom Jobim, hoje a conhecida Wave, parte do repertório para estudo nos instrumentos friccionados.

O Pagodeentre outros, acontecem como certo desmembramento de um "samba romântico". Hoje é usado na televisão, no cinema como trilha de filme, visível em Rio "Eu quero festa",  Grupo Musical "The Rio Singers". Temos muitos outros como Forró, Chorinho, etc.

A Música Gospel Brasileira possui característica culturalmente construída, por influência entre estilos brasileiros (aos entendidos em intertextualidade, discurso polifônico ou construção histórica, uma referência bakthiniana) claro e evidentemente, junto ao Bluss e o Pop Americano principalmente durante a política nacionalista em Vargas


Não há necessidade de ir muito longe. A própria década de 90 comparada com a música gospel nos últimos anos. Citamos como exemplo,  cantores em início de carreira como Aline Barros  e hoje
Assim, a música Gospel possui desmembramentos e estilos variados, bem como características culturais naturalmente herdadas do samba, jazz, entre outros, estão presentes e inclusos, mesmo inconsciente.


Já precisou Realizar um acompanhamento instrumental ou Improvisar e não conseguiu?

Tocar numa roda de choro nem sempre é  da mesma forma que tocar num show, evento, ritual, cerimônia, missa ou culto evangélico, tão pouco um repertório barroco e o outro contemporâneo, entre outros.  

          

Minha experiência musical teve início na música popular, quando iniciante no violão aos 10 anos, já entendia um pouco sobre ritmo, estilos, características e as identificava no instrumento, ou muitas vezes pela escuta determinava tonalidade, modulação, música atonal, entre outras características. 


De tal maneira que proporcionou um "desprendimento" na etapa inicial de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo nos🎻 instrumentos de cordas friccionadas🎻. Os sentidos estavam estimulados para aprimorar nos instrumentos musicais como acompanhamento, arranjo, solo, entre outros.
Conseqüente potencializandos, contribuiu ao meu desenvolvimento, proporcionou obter intimidade e resultado imediato ( em exatas 2 semanas ja havia dominado o conceito inicial como postura, por exemplo. Pois " brincava" com acordes e improvisos ).
Ficava reflexiva, na época era uma criança, quando alguns dos meus  professores, que eram e são excelentes profissionais, apresentavam dificuldades para tocar de ouvido, fazer acompanhamento, ou ainda, identificar o estilo musical.

"Hoje, sou Bacharelada e Pós Graduada em Música e tenho como conceito de que nunca sabemos muito, pois estamos sempre em constante mudança. Mas para ser um músico "completo", ao meu ver, seria aquele que detêm distintas culturas, numa visão que sublima e transpõe seu próprio meio. Conforme citam Bakthin, Saussure, entre outros pesquisadores em linguística, por exemplo, de tal maneira que ir além de sua cultura, signifique apenas uma sublimação do eu "freidiano" decodificar sentidos, da mesma forma que podemos falar outro idioma sem mudar nossa história. Assim, em completude, o músico consiga, como uma "camaleão" se adequar em qualquer ambiente, ao saber se adaptar tanto ao "popular" quanto ao famoso estilo "erudito" ou clássico".


                       

Psiu !!! Não perca tempo⌚

Como solução sugiro adaptar a escuta constantemente à cultura, pela própria história brasileira que é riquíssima, acrescentando algumas leituras. Tentar, após algum tempo, solar melodias, perceber a cifra básica ( os acordes), este procedimento é encontrado em vários sites hoje.


Um conceito básico de Harmonia. Além claro de explorar   seu instrumento solo, temperado ou não, sua textura e  intensidade, momentos adequados em que darão ênfase ao   enunciado musical.
É bem notável em exemplos como o violinista  Samvel   Yervinian  e pelo brasileiro violinista Ricardo Herz , e  porque não citar um outro instrumento como o flautista   executando ornamentações,  dado domínio da performance, por completar em conceito harmônico e   popular que possui: Andreas Griminelli  e ainda,  o    excelentíssimo Angelo Torres , e muitos outros músicos.


A música popular está presente por toda parte do cotidiano brasileiro, sendo de extrema necessidade à formação de um instrumentista, mesmo que toque por diversão e muito mais ainda, se for aprender um instrumento para atuar profissionalmente.


 

Indico Curso online pelas vantagens:


  • Ninguém precisa saber o que você está estudando ou aprimorando.
  • Autonomia para escolher lugar e momento para estudar.
  • O resultado é imediato.
  • Pouco investimento.
  • O professor não pode "fingir" que está ensinando algo, nem pouco te enrolar com "fábulas" ( fakenees).
  • Maior proximidade com a tecnologia, exigência atual para se manter no mercado, seja autônomo, concursado ou empregatício.


Sobre a rítmica Brasileira:



Vantagens


  • Transmitir a diversidade dos instrumentos, ritmos e músicas das culturas populares mais desejadas do Brasil.
  •  Desenvolver uma metodologia dinâmica e de fácil aprendizado, com exercícios rítmicos concentrados, de rápida articulação e coordenação motora.

  •  Dotar de eficiência no raciocínio e dar-lhes visões antecipadas para aplicar golpes percussivos fatais e desejados.
  •  Ampliar a memória percussiva, rítmica e suas variantes.
  •  Desenvolver a aplicação de solos e frases de impactos percussivos.
  •  Enriquecer com histórias, fundamentos e conhecimentos musicais das culturas populares.
  •  Apurar a percepção musical percussiva.
  •  Ampliar o conhecimento rítmico com formas e estilos de tirar o som dos instrumentos.
  •  Fortalecer a identidade cultural brasileira nos alunos e alunas.


  • O curso de Improvisação no Jazz é ministrado pelo Thiago Espirito Santo e é dividido em 6 masterclasses, que serão ministrados AO VIVO, no Zoom. Após a transmissão, cada aula ficará disponível dentro da plataforma .
  • Além disso existem diversas outras aulas já gravadas, materiais de apoio em MP3 e partituras de todos os temas que serão analisados no curso.
  • A cada masterclass ao vivo, o conteúdo daquele módulo será liberado na plataforma.
  • Além disso, você terá acesso vitalício ao conteúdo e também suporte, direto com o Thiago via WhatsApp, para sempre!!!













t







Nenhum comentário:

Postar um comentário