DOMINGUES, Isaneide, O cooordenador pedagogico e o desafio da formação contínua ao docente na escola. São Paulo, 2009. Tese de Doutorado, até p.65. Disponível em:. Acesso em: Jan. 2018 .
Fichamento de descrição e resumo, por:
Aline Mendonça Pereira
Aline Mendonça Pereira
"[...] O homem só se realiza e se conhece no encontro com outros homens e a formação contínua encontra sentido na relação do ser com suas histórias descobertas, enfim seu desenvolvimento.
Na Construção metodológica , a descoberta e a interação aparecem em oposição à mensuração dos dados pelo caráter sócio-histórico entre a dinâmica e intencionalidade. A opção metodológica reflete ao ato de pesquisar frente ao problema estudado desenvolvido por abordagem qualitativa, em que determina os passos a serem observados na pesquisa, manifestando crenças, valores, perspectivas teóricas do pensamento do pesquisador, aproximando a metodologia, referencial teórico e dados coletados, proporciona envolvimento do uso de materiais empíricos e uma gama de métodos interrelacionados, tomando uma natureza multimetódica.
Na entrevista é possível proporcionar interação entre experiência e conhecimento.
A observação permite aproximação, exigindo foco direcionado à perspectiva dos sujeitos. Considera o trabalho do coordenador constante contato com alunos, pais, professores, comunidade do entorno e corpo docente. A insistência e a sistematização compõe determinantemente à observação, que proporcionou desenvolvimento da ação formativa proporcionando luz ao profissional e sua atividade para coleta de dados foi realizados grupos dialogais para ponderar observações do coordenador aos limites e as possibilidades do profissional aos projetos escolares. A pesquisa documental caracterizou por conceber informação das perspectivas das gestões escolares revelando características generalistas.
Quando a coordenação pedagógica, observa que estes profissionais buscam sua formação em vista a praticidade e demandas cotidianas que os envolve, portando a formação continua tem por objetivo buscar a historicidade deste profissional.
Pela historicidade apresentada, o início do cargo de coordenador surge em 1980, na rede municipal de ensino em alguns estados brasileiros, resultante da legislação e mudanças histórico políticas à época.
A coordenação pedagógica acontece aos poucos, por inicialmente no século XII, como inspeção escolar, posteriormente denominada de mestre-escola ou escolástica, com a função de acompanhamento das atividades nas instituições até conceder o direito de ensinar, onde o declínio da influência da igreja passa exigir fiscalização ás escolas, no século XVIII, surge o inspetor escolar público, atuante como fiscalizador que caracterizará posteriormente como supervisor. Após a expulsão jesuítica, as escolas ficam precárias sendo criado no século XIX, no surgimento da república, o cargo de inspetor escolar, e em 1897, surge a inspetoria geral na capital, auxiliada por inspetores escolares. As escolas municipais eram fiscalizadas por inspetores municipais. No século XX, o Estatuto dos funcionários públicos prevê em 1941, cargos para diretor, inspetor escolar e delegado escolar por meio de provas e títulos , sendo o cargo de diretor exigido três anos de experiência.
Os inspetores escolares no século XX, realizaram trabalho de formação dos educadores em serviço. No final da década de cinquenta, a deficiência da formação dos professores estava na falha da formação inicial, neste período pautava por treinamento de técnicas, reprodução e repetição.
Em 1969 surge a supervisão escolar junto as habilitações em pedagogia, que assume a fiscalização do sistema, bem como a de orientação pedagógica.
O supervisor escolar trata das articulações entre dimensões administrativas e pedagógicas, trata da relação pedagógica na escola entre as dimensões da organização escolar para aprendizagem.
A formação na escola ocorre o tempo todo nas conversas nos corredores antes da aula, na sala dos professores, no intervalo, em vários momentos, e o coordenador pedagógico é o educador que, fazendo parte desse processo é responsável pelo bom andamento do trabalho.
Desde 1900, as questões educativas pautam a qualidade do ensino e vem dando consolidação do cargo de coordenador pedagógico em 1985, aproximando questões teóricas da didática da prática cotidiana.[...]"
Na Construção metodológica , a descoberta e a interação aparecem em oposição à mensuração dos dados pelo caráter sócio-histórico entre a dinâmica e intencionalidade. A opção metodológica reflete ao ato de pesquisar frente ao problema estudado desenvolvido por abordagem qualitativa, em que determina os passos a serem observados na pesquisa, manifestando crenças, valores, perspectivas teóricas do pensamento do pesquisador, aproximando a metodologia, referencial teórico e dados coletados, proporciona envolvimento do uso de materiais empíricos e uma gama de métodos interrelacionados, tomando uma natureza multimetódica.
Na entrevista é possível proporcionar interação entre experiência e conhecimento.
A observação permite aproximação, exigindo foco direcionado à perspectiva dos sujeitos. Considera o trabalho do coordenador constante contato com alunos, pais, professores, comunidade do entorno e corpo docente. A insistência e a sistematização compõe determinantemente à observação, que proporcionou desenvolvimento da ação formativa proporcionando luz ao profissional e sua atividade para coleta de dados foi realizados grupos dialogais para ponderar observações do coordenador aos limites e as possibilidades do profissional aos projetos escolares. A pesquisa documental caracterizou por conceber informação das perspectivas das gestões escolares revelando características generalistas.
Quando a coordenação pedagógica, observa que estes profissionais buscam sua formação em vista a praticidade e demandas cotidianas que os envolve, portando a formação continua tem por objetivo buscar a historicidade deste profissional.
Pela historicidade apresentada, o início do cargo de coordenador surge em 1980, na rede municipal de ensino em alguns estados brasileiros, resultante da legislação e mudanças histórico políticas à época.
A coordenação pedagógica acontece aos poucos, por inicialmente no século XII, como inspeção escolar, posteriormente denominada de mestre-escola ou escolástica, com a função de acompanhamento das atividades nas instituições até conceder o direito de ensinar, onde o declínio da influência da igreja passa exigir fiscalização ás escolas, no século XVIII, surge o inspetor escolar público, atuante como fiscalizador que caracterizará posteriormente como supervisor. Após a expulsão jesuítica, as escolas ficam precárias sendo criado no século XIX, no surgimento da república, o cargo de inspetor escolar, e em 1897, surge a inspetoria geral na capital, auxiliada por inspetores escolares. As escolas municipais eram fiscalizadas por inspetores municipais. No século XX, o Estatuto dos funcionários públicos prevê em 1941, cargos para diretor, inspetor escolar e delegado escolar por meio de provas e títulos , sendo o cargo de diretor exigido três anos de experiência.
Os inspetores escolares no século XX, realizaram trabalho de formação dos educadores em serviço. No final da década de cinquenta, a deficiência da formação dos professores estava na falha da formação inicial, neste período pautava por treinamento de técnicas, reprodução e repetição.
Em 1969 surge a supervisão escolar junto as habilitações em pedagogia, que assume a fiscalização do sistema, bem como a de orientação pedagógica.
O supervisor escolar trata das articulações entre dimensões administrativas e pedagógicas, trata da relação pedagógica na escola entre as dimensões da organização escolar para aprendizagem.
A formação na escola ocorre o tempo todo nas conversas nos corredores antes da aula, na sala dos professores, no intervalo, em vários momentos, e o coordenador pedagógico é o educador que, fazendo parte desse processo é responsável pelo bom andamento do trabalho.
Desde 1900, as questões educativas pautam a qualidade do ensino e vem dando consolidação do cargo de coordenador pedagógico em 1985, aproximando questões teóricas da didática da prática cotidiana.[...]"
Nenhum comentário:
Postar um comentário