Fichamento de Transcrição e Resumo
Aline Mendonça
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Capítulo 1, P. 07 - 18.
Abordagem Comportamentalista
Características
“[...] Fundamentada pelo empirismo [...] o conhecimento é uma cópia de algo que é dado no mundo externo [...] a experimentação planejada é a base do conhecimento [...] e na origem empirista o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Para os positivistas o conhecimento dispões na forma de se ordenar as experiências e os eventos do universo.
Os comportamentalistas , deparam que a ciência consiste numa tentativa de descobrir a ordem na natureza e nos eventos.
Para Skinner, cada parte do comportamento é uma função de alguma condição que é descritível em termos físicos, da mesma forma que o comportamento
Os modelos são desenvolvidos por análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
O ensino é realizado por padrões de comportamento.
O Homem
[...] Devemos esperar que o que o homem faz é o resultado de condições que podem ser especificadas e que, uma vez determinadas poderemos antecipar e até certo ponto determinar ações ( Skinner, 1973, p.115).
O homem é considerado como o produto de um processo evolutivo no qual essencialmente as mudanças acidentais foram diferencialmente relacionadas.
Mundo
É conceituado por um fenômeno objetivo: o mundo ja é construído e o homem é o produto do meio, onde o meio pode ser manipulado.
Sociedade e Cultura
O ambiente dá forma e preserva o comportamento dos que nela vivem (Skinner, 1973, p. 115)
Uma cultura se desenvolve quando novas práticas surgem e são submetidas a uma seleção, em que não podemos esperar que delas surjam por acaso (Skinner, 1973, p.130).
Conhecimento - é o resultado da experiência.
- Educação - è ligada por transmissão cultural
- Comportamento - é moldado a partir da estimulação externa.
- Skinner - critica a escola existente pelo uso que esta faz do controle aversivo.
Escola
É a agência que educa formalmente sendo desnecessário oferecer condições ao sujeito para que ele explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra.
Ensino e aprendizagem
Para os behavoristas a aprendizagem é uma mudança permanente e uma tendência comportamental e/ou na vida mental do indivíduo, resultantes de uma prática reforçada. (Rocha, 1980, p.28).
O ensino para Skinner, corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências, para uma aprendizagem eficaz.
Professor e Aluno
Educandos possui o controle do processo de aprendizagem, o professor é um planejador e analista de contingências (um engenheiro comportamental) pois planeja em relação às respostas desejadas.
Para Houston e Howsam ( 1972, p.4 - 6) a aprendizagem é um dividual e é favorecida pelo conhecimento preciso, por parte do aluno, do que dele se espera, assim como dos resultados por ele atingidos.
O ensino baseado na competência é caracterizado por:
- especificação dos objetivos em termos comportamentais.
- especificação dos meios para se determinar se o desempenho está de acordo com os níveis indicados de critérios.
- fornecimento de uma ou mais formas de ensino pertinentes aos objetivos
- conhecimento público dos objetivos, critérios, formas de atingi-los e atividades alternativas.
Skinner não se preocupava em justificar por que o aluno aprende, mas sim em fornecer uma tecnologia que seja capaz de explicar como fazer o estudante estudar e que seja eficiente na produção de mudanças comportamentais.
- Grande ênfase é dada à programação.
Avaliação
Procura constatar se o aluno atingiu o objetivo proposto.
Surge como parte integrante das próprias condições para a ocorrência da aprendizagem.
Também ocorre no final do processo, com a finalidade de se conhecer se os comportamentos finais desejados foram adquiridos pelos alunos.