sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Resenha descritiva: Leitura na Educação Básica

RODRIGUES, Nara Caetano; Leitura nos Ensinos Fundamental e Médio: reflexões sobre algumas práticas.  Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/363. Acesso em: Dez. 2016.

Resenha descritiva: Leitura na Educação Básica
Pereira, A.M.


Nesta pesquisa é discutida a importância da leitura e do letramento pelas práticas de ensino ao estudo, do papel da escola e do professor nos processos de letramento, discutidos a partir de 1980 em que é questionada a verdadeira função da alfabetização à vida cotidiana.
A leitura na educação básica determina pela leitura alfabética, reduzindo apenas a decodificação em face que se não houvesse eficiência, caberia à responsabilidade ao professor, a escola ou ao aluno. A leitura como letramento trará pela decodificação às praticas do uso da linguagem da escrita aos modos socioculturais.
Compreende no item três sobre a leitura como uma questão conceitual, por muito tempo a leitura era vista alfabeticamente como decifração da língua escrita, onde o aluno não possui opinião e sentido textual. Determina que a decodificação seja um dos processos de aquisição da leitura por meio da capacidade de identificar os signos gráficos, e posteriormente transforma em linguagem oral. Com analise de pesquisas, a leitura passou ser vista pelo aspecto cognitivo da psicolinguística no qual o conhecimento textual, linguístico e de mundo são como componentes do conhecimento prévio.
Retrata exemplos de pesquisadores pela importância do letramento na literatura onde conceitua que os educadores sejam mediadores desta pratica de dar sentido a escrita, conforme os modos franceses impostos ao final do século dezenove. Indicam também, as concepções de Freire no Brasil ao sentido da cognição da leitura à realidade vivida, uma leitura de mundo em que para ter significado precisa ser lido, em que começa ser discutido na década de noventa.
Estabelece no item quatro a respeito do letramento, o conceito de leitura, distante da apropriação da escrita e mais próximo ao sentido textual à realidade de práticas sociais, compreende por conceitos de letramento uma ideia de que na escrita poderá atribuir habilidades cognitivas dando complementação ao desenvolvimento linguístico da criança. Analisa uma diferença de aproveitamento e aquisição do letramento pelo grau de instrução, em que o desenvolvimento é inferior quanto menor for o grau de formação escolar, pois os adultos não compreendem letramento na sua totalidade para mediar à criança, por isso é mencionado à importância do trabalho do letramento com grupos distintos de crianças, por intermédio da interação destas, será desenvolvido diferentes praticas de habilidades de leitura, contribuindo à evolução do desenvolvimento.
Revela no item cinco a respeito do trabalho com a leitura e escrita, em que as atividades que envolvem a literatura, resultam positivamente na produção textual quando é trabalhado em todas as etapas da educação básica. Declara que o trabalho desta pesquisa envolveu práticas como a formação literária por meio da roda de poesias, reprodução de poesias, troca de livros dos quais os alunos levam para casa os livros e em sala de aula fazem a recontação da história por meio ilustrativo, oral e textual.O trabalho textual foi desenvolvido pelo conhecimento prévio, por gêneros literários, associação da leitura às praticas sociais, conhecimento gramatical, atividades extraclasse e eventos ligados à leitura, todas as atividades demonstram modos de trabalho que envolveu ao educando a curiosidade pelo gosto da leitura, não sendo obrigação e o professor é apenas um condutor e agente provocador de mudanças.

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