RODRIGUES,
Nara Caetano; Leitura nos Ensinos
Fundamental e Médio: reflexões sobre algumas práticas. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/363.
Acesso em: Dez. 2016.
Resenha descritiva: Leitura na Educação Básica
Pereira, A.M.
Nesta
pesquisa é discutida a importância da leitura e do letramento pelas práticas de
ensino ao estudo, do papel da escola e do professor nos processos de
letramento, discutidos a partir de 1980 em que é questionada a verdadeira
função da alfabetização à vida cotidiana.
A
leitura na educação básica determina pela leitura alfabética, reduzindo apenas
a decodificação em face que se não houvesse eficiência, caberia à
responsabilidade ao professor, a escola ou ao aluno. A leitura como letramento trará
pela decodificação às praticas do uso da linguagem da escrita aos modos socioculturais.
Compreende
no item três sobre a leitura como uma questão conceitual, por muito tempo a
leitura era vista alfabeticamente como decifração da língua escrita, onde o
aluno não possui opinião e sentido textual. Determina que a decodificação seja
um dos processos de aquisição da leitura por meio da capacidade de identificar
os signos gráficos, e posteriormente transforma em linguagem oral. Com analise
de pesquisas, a leitura passou ser vista pelo aspecto cognitivo da psicolinguística
no qual o conhecimento textual, linguístico e de mundo são como componentes do
conhecimento prévio.
Retrata
exemplos de pesquisadores pela importância do letramento na literatura onde conceitua
que os educadores sejam mediadores desta pratica de dar sentido a escrita,
conforme os modos franceses impostos ao final do século dezenove. Indicam também,
as concepções de Freire no Brasil ao sentido da cognição da leitura à realidade
vivida, uma leitura de mundo em que para ter significado precisa ser lido, em
que começa ser discutido na década de noventa.
Estabelece
no item quatro a respeito do letramento, o conceito de leitura, distante da
apropriação da escrita e mais próximo ao sentido textual à realidade de práticas
sociais, compreende por conceitos de letramento uma ideia de que na escrita poderá
atribuir habilidades cognitivas dando complementação ao desenvolvimento linguístico
da criança. Analisa uma diferença de aproveitamento e aquisição do letramento
pelo grau de instrução, em que o desenvolvimento é inferior quanto menor for o
grau de formação escolar, pois os adultos não compreendem letramento na sua
totalidade para mediar à criança, por isso é mencionado à importância do
trabalho do letramento com grupos distintos de crianças, por intermédio da
interação destas, será desenvolvido diferentes praticas de habilidades de
leitura, contribuindo à evolução do desenvolvimento.
Revela
no item cinco a respeito do trabalho com a leitura e escrita, em que as
atividades que envolvem a literatura, resultam positivamente na produção
textual quando é trabalhado em todas as etapas da educação básica. Declara que
o trabalho desta pesquisa envolveu práticas como a formação literária por meio
da roda de poesias, reprodução de poesias, troca de livros dos quais os alunos
levam para casa os livros e em sala de aula fazem a recontação da história por
meio ilustrativo, oral e textual.O trabalho textual foi desenvolvido pelo
conhecimento prévio, por gêneros literários, associação da leitura às praticas
sociais, conhecimento gramatical, atividades extraclasse e eventos ligados à
leitura, todas as atividades demonstram modos de trabalho que envolveu ao
educando a curiosidade pelo gosto da leitura, não sendo obrigação e o professor
é apenas um condutor e agente provocador de mudanças.
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