terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Introdução e Capítulo I do Livro teorias da Aprendizagem

Fichamento e resumo: MOREIRA, Marco A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo:Edtitora Pedagógica e Universitária, 1999.

Introdução

Para Moreira (1999), organizadores prévios é o nome associado a aprendizagem significativa, sendo a estratégia para manipular a estrutura cognitiva do educando e facilitatora de aprendizagem significativa, considerando que são materiais introdutórios antes do material de aprendizagem, detinado  a facilitar a aprendizagem, possuindo um efeito pequeno, e ineficaz quando ocorre ausencia de pre disposição ao aprendizaddo.


Teorias da aprendizagem

É uma área de conhecimento que determina a aprendizagem por explicar sua funcionalidade, outrora chamada de estímulo, sendo tratada como construtivista. Alguns efeitos são diagnosticados como aprendizagem: condicionamento, aquisição de informação, mudança de comportamento estável, uso de conhecimentos na resolução de problemas, construção de novos significados, entre outros, existindo aprendizagem cognitiva, afetiva e psicomotora. A aprendizagem cognitiva está focalizada na cognição, aprendizagem afetiva nas experiencias como prazer, dor, satisfação ou descontentamento, a aprendizagem psicomotora se ocupa nas respostas musculares.

Filosofias

É representada por três filosofias: comportamentalista, humanista e cognitivista.

Comportamentalismo

Encontrado pela observação comportamental resultante das respostas dadas aos estímulos, estando também após a emissão das respostas como consequência, sendo esta resultante do aumento do estímulo, do contrário a consequência diminuirá, sendo controlável após eve posteriores a exibição do comportamento, como aquilo que o aluno é capaz de executar, em quanto tempo e sob quais condições.

Cognitivismo

Enfatiza o que o cognitivismo aberto é o ato de como o ser humano conhece o mundo, sendo processos mentais atribuídos de significados pela compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, sendo a cognição uma construção, chegando ao construtivismo nos anos 80. O construtivismo é cognitivista pois o aluno não é visto como agente de construção de sua própria estrutura cognitivista.

Humanismo

No humanismo o aluno é visto como um todo, como um ser que pensa, ente e age.

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Cap I


Teorias Behavoristas Antigas

São tentativas de interpretar sistematicamente, organizar, fazer previsões sobre o conhecimento relativo à aprendizagem, sendo a teoria da aprendizagem uma construção humana que representa novos esforços para interpretar a área do conhecimento, chamada aprendizagem.

Teorias Conexionistas (estímulo e resposta)

As teorias conexionistas tratam a aprendizagem como conexão entre estímulos e respostas, todas as respostas são condicionadas por estímulos recebidos. A teoria cognitivista trata como indivíduo cognoscente processa, compreende e dá significados à informação. . 


O Behavorismo de Watson

Acredita que o comportamento precede de estímulos  e sucede em consequência, focaliza estímulos por condicionamento, chamado de aprendizagem sinal. Para Watson a ocorrência da resposta incondicionada por comportamento resulta em movimento muscular, sendo que estímulos e respostas ocorrem juntos e a continuidade sozinha destes, é suficiente para uma aprendizagem.
O princípio da frequência significa que quanto mais associamos uma resposta a um estímulo, mais provavelmente associamos outra vez.
As emoções são dadas por respostas condicionadas e incondicionadas, o conhecimento é obtido pelo processo de aprender e dar continuidade apropriada.

A teoria da Contiguidade de Guthrie

Para Guthrie, se uma resposta acompanha um estímulo, tenderá acompanhá-la outra vez tornando um hábito, sendo a prática necessária para fazer novas conexões, sendo proposto três técnicas para transformar resposta indesejáveis em desejáveis:
1 método da fadiga - o sinal é repetido ate que a resposta canse e repete até que nova resposta seja dada.
2 método dos limites - o estímulo é introduzido repetidamente até ser retirado num grau fraco que não obtenha resposta, ou seja, é dado uma resposta coerente ao estímulo que não será suprimido.
3 método do estímulo incompatível-  o estímulo acontece quando não se pode dar respotas, surgindo diferentes respostas até que seja obtido uma resposta desejada.

A teoria de Guthrie é baseada na interferência e  a extinção de respostas acontecem por aprendizagem de uma resposta incompatível  onde o esquecimento é tratado como uma interferência entre velhas e novas aprendizagens.

O conexionismo ( associacionismo) de Thorndikke

Para Thorndike a aprendizagem surge por estímulo e resposta assume a forma de conexões neurais que se fortalecem por meio do uso e desuso.

1 Lei do efeito - acontece quando a conexão é seguida de consequência satisfatória quando fortalecida e enfraquecida por estado irritante  em que provavelmente a resposta não subsistirá - esforço positivo e negativo.

2 Lei  do exercício - o fortalecimento é considerado um aumento da probabilidade e ocorre por meio de resposta quando a situação se repetir.

3 Lei da prontidão - quando a tendencia para a ação é despertada por ajustamentos preparatório, a concretização da tendência é satisfatória e sua não concretização é irritante.

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A Teoria Formal de Hull

Baseia-se no organismo entre o estímulo e a resposta, postula variáveis simbólicas, para ver se essas interferências estão ligadas a variáveis de entrada e saída .

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